DESAFIOS DA MATEMÁTICA BÁSICA EM CURSOS PREPARATÓRIOS PARA O ENEM
DIFICULDADES E SOLUÇÃO
Resumo
A partir da experiência no desenvolvimento de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi observado que as dificuldades dos alunos em Matemática muitas vezes estão associadas à abstração dos conceitos e à falta de motivação. Para enfrentar esses desafios, propõe-se o desenvolvimento e aplicação do jogo de tabuleiro educativo SpiralMath, que busca aliar o caráter lúdico à preparação acadêmica. Com temática pirata, o jogo é estruturado em áreas temáticas que correspondem a diferentes campos da Matemática. Durante a partida, os jogadores enfrentam desafios matemáticos, ativam eventos e utilizam cartas de poder que estimulam habilidades estratégicas e colaborativas. Essa proposta pretende transformar a revisão dos conteúdos do ENEM em uma experiência interativa, promovendo maior engajamento e eficácia no aprendizado.
Referências
LEMES, J. C.; CRISTOVÃO, E. M.; GRANDO, R. C. Características e Possibilidades Pedagógicas de Materiais Manipulativos e Jogos no Ensino da Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 38, p. e220201, 29 abr. 2024. DOI: 10.1590/1980-4415v38a220201.
MASOLA, W.; ALLEVATO, N. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, v. 3, n. 7, p. 52–67, 2 jan. 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/78.
PEREIRA, J. L. B.; SILVA, L. R.; ALMEIDA, D. H. O uso de um bingo como ferramenta lúdica no processo de ensino-aprendizagem do ensino de ciências. Revista Científica Multidisciplinar O Saber. v. 1, ed. 11, p. 01 - 14, nov. 2021. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/187?articlesBySimilarityPage=3.
SILVA, I. K. O.; MORAIS II, M. J. O. Desenvolvimento de jogos educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Holos, v. 5, p. 153-164, dez. 2011. DOI: 10.15628/holos.2011.705.
VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
Copyright (c) 2025 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.