REDE DE CÉLULAS BIM
ESTUDO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL FRENTE AS NECESSIDADES DO MERCADO LOCAL
Resumo
A indústria 4.0 tem como propósito compartilhar informações através da tecnologia da informação, comunicação, aumento da produtividade, flexibilidade, gerenciamento e outros fatores qualitativos. No contexto da construção civil, este compartilhamento e gerenciamento da informação vem por meio do BIM (Building Information Modeling) com a integração de dados e geração de sinergias na gestão de informação. Neste sentido, faz-se necessário que as instituições de ensino acompanhem as novas tecnologias e processos a fim de preparar os futuros profissionais para o mercado, sendo necessário um processo revisional e implementação de melhorias continuamente. Para isto acontecer faz-se necessário entender o contexto curricular e a percepção dos docentes envolvidos, para propor as reformulações que aproximem o clássico com o moderno. Neste sentido, este trabalho busca levantar tais informações aplicando questionários e entrevistas aos envolvidos, além de apontar as possibilidades de inserção BIM nas cadeiras existentes do curso com o levantamento de ferramentas e comparações entre instituições. Tais informações são importantes na identificação da maturidade frente aos novos desafios decorrente da implementação tecnológica, considerando os aspectos de mercado e didáticos.
Referências
ANDRADE, Raphael Augusto de. Implementação do BIM no ensino: adequação de matrizes curriculares de cursos de arquitetura através da identificação de permeabilidades de conteúdo. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Engenharia – UFJF. 2018. Link: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8231
BibLus team. As dimensões do BIM: 3D, 4D, 5D, 6D, 7D. 2018. Link: https://biblus.accasoftware.com/ptb/as-dimensoes-do-bim-3d-4d-5d-6d-7d
BIM-e Initiative. 201in Competency Table (v.2.1). 2021. Link: https://bimexcellence.org/resources/200series/201in
BIM-e Initiative. 211in Model Uses List (v.1.26). 2020. Link: https://bimexcellence.org/resources/200series/211in
BIM-e Initiative. 291in Conceptual BIM Ontology (v3.22). 2018. Link: https://bimexcellence.org/resources/200series/291in
BÖES, J. S. Proposta de plano de implantação do BIM na indústria da construção civil. 2019. 281f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Link: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50872
BÖES, Jeferson Spiering, BARROS, José de Paula e LIMA, Mariana Monteiro Xavier de. Modelo de maturidade BIM para instituições de ensino superior. Ambiente Construído [online]. 2021, v. 21, n., pp. 131-150. Link: https://doi.org/10.1590/s1678-86212021000200518
BÖES, J. S.; BARROS NETO, J. de P.; LIMA, M. M. de. BIM maturity model for higher education institutions. Ambiente Construído, v. 21, n. 2, p. 131–150, abr. 2021. Acesso em: 15/05/2023. Link: https://doi.org/10.1590/s1678-86212021000200518
BRASIL. Estratégia BIM BR – Estratégia Nacional do Building Information Modelling (BIM). 2018. Link: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/competitividade-industrial/building-information-modelling-bim/26-11-2018-estrategia-BIM-BR-2.pdf
BRASIL. Decreto Nº 9.983, de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling. Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9983.htm
BRASIL. Decreto Nº 10.306, de 02 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling - Estratégia BIM BR. Link: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10306.htm
CHAREF, Rabia; ALAKA, Hafiz; EMMITT, Stephen. Beyond the third dimension of BIM: A systematic review of literature and assessment of professional views, Journal of Building Engineering, Volume 19, 2018, Pages 242-257. Link: https://doi.org/10.1016/j.jobe.2018.04.028
CHECCUCCI, Érica de S.; AMORIM, A. L. de. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 6–17, 2014. Link: https://doi.org/10.20396/parc.v5i1.8634540
CNE/CES 02/2019. Ministério da Educação. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Link: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/74471-resolucoes-cne-ces-2019
COELHO, Pedro; BESSA, Catarina; LANDECK, Jorge; SILVA, Cristovão. Industry 5.0: The Arising of a Concept. Procedia Computer Science. Vol. 217. pg . 1137–1144. 2023. Link: https://doi.org/10.1016/j.procs.2022.12.312
CONFEA. BIM – A transformação começa agora. 2022. Link: https://www.confea.org.br/bim-transformacao-comeca-agora
CONFEA. BIM será utilizado para impulsionar o desenvolvimento nacional. 2024. Link: https://www.confea.org.br/index.php/bim-sera-utilizado-para-impulsionar-o-desenvolvimento-nacional-0
CONSEPE/UESC. Resolução 34/2016 Aprova o Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Engenharia Civil. Disponível em: http://www.uesc.br/cursos/graduacao/bacharelado/eng_civil/arquivos/34_2016atualizado.pdf
DARÓS, José. Guia completo: BIM 10D – Construção industrializada. Link: https://utilizandobim.com/blog/bim-10d-construcao-industrializada
GOLOVIANKO, Mariia; TERZIYAN, Vagan; BRANUTSKI, Vladyslav; MALYK, Diana. Industry 4.0 vs. Industry 5.0: Co-existence, Transition, or a Hybrid. Procedia Computer Science. Vol 217, 2023, Pages 102-113. Link: https://doi.org/10.1016/j.procs.2022.12.206
MALLA, Vijayeta; JAGANNATHAN, Murali; DELHI, Venkata Santosh Kumar. Identification of BIM Dimension-Specific Contract Clauses in EPC Turnkey Projects. Journal of Legal Affairs and Dispute Resolution in Engineering and Construction. Vol. 14, Issue 1 (February 2022). Link: https://doi.org/10.1061/(ASCE)LA.1943-4170.0000512
MONTEIRO, V.; AFONSO, A. Avaliação do quantitativo de engenheiros cadastrados em relação aos engenheiros formados no sistema confea/crea assessment of the quantitative of engineers enrolled in relation of formed engineers in the confea / crea system. Anais do Contecc 2021: ISSN 2358117-4, Ano 7, Volume 1. Disponível em: https://www.confea.org.br/midias/uploads-imce/Contecc2021/Experi%C3%AAncia%20Profissional/AVALIACAO%20DO%20QUANTITATIVO%20DE%20ENGENHEIROS%20CADASTRADOS%20EM%20RELACAO%20AOS%20ENGENHEIROS%20FORMADOS%20NO%20SISTEMA%20CONFEA_CREA.pdf
KARMAKAR, Ankan; DELHI, Venkata Santosh Kumar. Construction 4.0: what we know and where we are headed?. ITcon Vol. 26, pg. 526-545. 2021. Link: https://dx.doi.org/10.36680/j.itcon.2021.028
LENG, Jiewu; SHA, Weinan; WANG, Baicun; ZHENG, Pai; ZHUANG, Cunbo; LIU, Qiang; WUEST, Thorsten; WANG, Lihui. Industry 5.0: Prospect and retrospecto. Journal of Manufacturing Systems. Vol 65, October 2022, Pages 279-295. Link: https://doi.org/10.1016/j.jmsy.2022.09.017
LIMA, Luciana de Oliveira. Análise de modelos de maturidade para medição da implementação do building information modeling (BIM). 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Link: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4376
LÓPEZ, F.J.; LERONES, P.M.; LLAMAS, J.; Gómez-García-Bermejo, J.; ZALAMA, E. A Review of Heritage Building Information Modeling (H-BIM). Multimodal Technol. Interact. 2018, 2, 21. https://doi.org/10.3390/mti2020021
LUTH, Gregory. VDC and the Engineering Continuum. Journal of Construction Engineering and Management. Vol. 137, Issue 10 (October 2011). https://doi.org/10.1061/(ASCE)CO.1943-7862.0000359
QUEIROZ, Rudney C. Introdução à engenharia civil: história, principais áreas e atribuições da profissão / Rudney C. Queiroz. – São Paulo: Blucher, 2019.
RUSCHEL, R. C. .; FERREIRA, S. L. Rede de Células BIM ANTAC. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1952. Link: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1952
SACKS, R.; BARAK, R. Teaching Building Information Modeling as an Integral Part of Freshman Year Civil Engineering Education. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, v. 136, n. 1, p. 30–38, jan. 2010. Link: dx.doi.org/10.1061/(ASCE)EI.1943-5541.0000003
SACKS, R.; PIKAS, E. Building Information Modeling Education for Construction Engineering and Management. I: Industry Requirements, State of the Art, and Gap Analysis. Journal of Construction Engineering and Management, v. 139, n. 11, p. 04013016, nov. 2013. Link: https://doi.org/10.1061/(ASCE)CO.1943-7862.0000759
SIENGE. Mapeamento da Maturidade BIM no Brasil. 2022. Disponível em: https://siengeprod.wpenginepowered.com/wp-content/uploads/2022/09/maturidade-bim-no-brasil-2022.pdf
SUCCAR, B. Building information modelling maturity matrix. In: UNDERWOOD, J.; ISIKDAG, U. (ed.). Handbook of research on building information modeling and construction informatics: concepts and technologies. Hershey: Information Science Reference, 2010.
SUCCAR, B.; SHER, W.; WILLIAMS, A. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in Construction, v. 35, p. 174–189, nov. 2013. Disponivel em: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2013.05.016
SUCCAR, B.; KASSEM, Mohamad. Macro-BIM adoption: Conceptual structures, Automation in Construction, Volume 57, 2015, Pages 64-79, ISSN 0926-5805, Link : https://doi.org/10.1016/j.autcon.2015.04.018
TATUM, C. B. Core Elements of Construction Engineering Knowledge for Project and Career Success. Journal of Construction Engineering and Management. Vol. 137, Issue 10 (October 2011). https://doi.org/10.1061/(ASCE)CO.1943-7862.0000306
Copyright (c) 2024 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.