A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS E A SIMBOLOGIA DOS OBJETOS NA PEÇA ENTRE QUATRO PAREDES, DE JEAN-PAUL SARTRE
Resumo
A peça Entre quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre, escrita em 1944, é marcada pela filosofia existencialista do autor. Neste artigo, objetivamos analisar a construção das três personagens que são protagonistas dessa peça e, também, salientar a importância dos objetos dentro do enredo. A fundamentação teórica pauta-se pelos estudos críticos de Magaldi (1994), Frazão (2021), Moisés (1985), Oliveira (2008), Sobrinho (2018), Pascolati (2009), Prado (2000), Carrasco (2019), Sanches Neto (2011). Em síntese, a análise proposta visa evidenciar elementos da construção das personagens Garcin, Estelle e Inês, bem como as interações entre elas e a simbologia dos objetos que compõem o cenário do texto teatral de Sartre.
Referências
CARRASCO, Bruno. EX-ISTO. Sartre – Breve Biografia. YouTube, 03 dez. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xg48FcIdfA8. Acesso em: 02 jan. 2023.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Com a colaboração de André Barbault... [et al.]; coordenação Carlos Sussekind; tradução Vera da Costa e Silva... [et al.]. 16. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
DIGNAT, Alban. 1851 – 1870 Le Second Empire et la France épanouie. Herodote.net – LE MÉDIA DE L’HISTOIRE. 21/10/2020. Disponível em: https://www.herodote.net/Le_Second_Empire_et_la_France_epanouie-synthese-67-127.php. Acesso em: 16 fev. 2023.
FRAZÃO, Dilva. Jean-Paul Sartre. 18/10/2021. Disponível em: https://www.ebiografia.com/jean_paul_sartre/. Acesso em: 02 jan. 2023.
MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. 5. ed. São Paulo: Ática, 1994.
MOISÉS, Moisés. Existencialismo. In: MOISÉS, Moisés. Dicionário de termos literários. 4. ed. São Paulo: Cultrix 1985.
OLIVEIRA, Carolina Mendes Campos. A psicanálise existencial de Jean-Paul Sartre na peça “Entre Quatro Paredes”: o jogo de espelhos do encontro com o Outro. Anais do I Simpósio de Psicologia Fenomenológico-Existencial realizado pela Fundação Guimarães Rosa. Belo Horizonte, 2008, p. 1-9. Disponível em: http://www.existencialismo.uerj.br/pdf/CarolinaCampos.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.
PASCOLATI, Sonia Aparecida. Operadores de leitura do texto dramático. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2009, p. 93-112.
PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000, p. 83-101. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/706196/mod_resource/content/1/A%20personagem%20no%20Teatro.pdf. Acesso em: 27 abr. 2022.
SANCHES NETO, Miguel. Apresentação – O inferno segundo Sartre. In: SARTRE, J.-P. Entre quatro paredes. Tradução de Alcione Araújo e Pedro Hussak. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p. 9-21.
SARTRE, Jean-Paul. Entre quatro paredes. Tradução de Guilherme de Almeida. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/sartre-j-p-entre-quatro-paredes.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
SOBRINHO, Marcelo. Crítica – Entre quatro paredes, de Jean Paul-Sartre. Plano Crítico. 17 set. 2018. Disponível em: https://www.planocritico.com/critica-entre-quatro-paredes-de-jean-paul-sartre/. Acesso em: 02 mar. 2023.
Copyright (c) 2024 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.