SOB O SIGNO DO CARNAVAL
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA SOBRE O CARNAVAL DO BAIRRO DA PEDREIRA.
Resumo
Tendo por base a noção dos fundamentos semióticos culturais formulados por Yuri Lotman, o seguinte artigo tem por objetivo investigar o signo carnavalesco do Bairro da Pedreira em Belém do Pará. Neste sentido, entender a relação entre esse signo e seu desdobramento impulsionado pelos seus agentes sociais, também é contribuir para o entendimento da comunicação (verbal/não verbal) e turística do fenômeno artístico (carnaval), colaborando para o desenvolvimento sociocultural do bairro da Pedreira. O signo carnavalesco desta localidade é uma nomenclatura de ordem, mas também fluidez que concilia a estética final do produto turístico e a efemeridade do engendramento da cultura local. Sendo assim, partindo dos fundamentos da Semiótica da Cultura associados aos parâmetros da atividade turística, que nesse caso também funciona como ferramenta semiótica, temos a junção de signos que formam um texto organizado, dotado de códigos e significados que dialogam entre si e que pode ser reorganizado em outros contextos e práticas. Para tanto, esta análise se faz importante, pois o Carnaval da Pedreira é um recorte cultural que deve ser compreendido como parte excepcional e turística do município de Belém e, ao identificar o carnaval como elemento significativo da memória e identidade desta comunidade, buscou-se considerar a construção deste signo carnavalesco a partir do mecanismo semiótico, cultural e turístico.
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