INCIDÊNCIAS DISCURSIVAS SOBRE LITERATURA E O CÂNONE DO TEXTO LITERÁRIO
Resumo
Nesse manuscrito, buscamos resgatar alguns dos principais conceitos atribuídos à literatura e ao texto literário, apesar de não ser uma tarefa fácil, haja vista a existência de conceitos imbrincados sobre literariedade e humanização, bem como o trato de estigmas sociais. Há uma problemática que orbita em torno do valor da obra literária, que pode ser definido como as características que destacam determinada narrativa literária e a colocam em um patamar superlativo. A obra, então, é considerada como alta literatura, enquanto as outras que não preenchem tais requisitos são conhecidas como literatura de massa ou paraliteratura. Nessas circunstâncias, o objetivo de nosso trabalho consiste em traçar, dialogicamente, incidências discursivas sobre a literatura e o texto literário, nas tramas de uma dialética dialógica. Defendemos que a literatura precisa, então, ser bem explorada pelo professor, que deve mostrar aos estudantes como tudo aquilo que leem os ajuda a aumentar seu repertório e, portanto, a ampliar seus horizontes no mundo das letras. Os resultados do estudo apontam para o fato de que, apesar da existência de uma hegemonia em torno das obras literárias em âmbito escolar, docentes e pesquisadores podem renovar as orientações e inovar no processo metodológico das escolhas dos materiais a serem trabalhados.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e no-tas de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016 [1979].
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC. Secretaria de Educação Básica. 2017.
BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Tradução Marcos Santarrita. São Paulo: Objetiva, 1995.
BONNICI, Thomas. Resistência e intervenção nas literaturas pós-coloniais. Maringá, PR: Eduem, 2009.
BOSI, Alfredo. Imagem, discurso. Discurso, 5(5), 65-86. 1974. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1974.37780. Acesso em: 20 nov. 2018.
BRAIT, Brait. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin – outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, p. 9-32.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 5. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: Edusp, 1975.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males. Revista do Departamento de Teoria Literária, São Paulo, n. esp., p. 81-89, 1999.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades: Ouro sobre azul, 2004. p.169-191.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CISNE negro. Direção: Darren Aronofsky. Drama. Suspense psicológico. EUA. 2010. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cisne_Negro. Acesso em: 23 nov. 2019.
COM AMOR, Van Gogh. Direção: Dorota Kobiela, Hugh Welchman. Animação, biografia. Polônia, Reino Unido, 2017. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-241757/. Acesso em: 23 nov. 2019.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra,1987.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Ensino dialógico de literatura na educação básica e a formação de sujeitos críticos. In: PAIVA, F.J.O & SILVEIRA, E.L (Orgs). O ensino na Educação Básica: Diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; MELO, Weslei Chaleghi de; MILAN, Davi. Discurso na vida, discurso na arte: notas sobre a diversidade e a inclusão social no âmbito artístico. FACCREI - REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO. Cornélio Procópio, Volume 16, n.1 (2022), p. 181-196.
SANTANA, Wilder Kleber Fernandes; MIOTELLO, Valdemir. O dialogismo como potencial teórico-metodológico ao ensino (de literatura): no horizonte de Bakhtin e o Círculo. Revista Educação e Linguagens, v. 9, n. 16, 2019.
VOLÓCHINOV, Valentin. Duas tendências do pensamento filosófico-linguístico. In: VOLOCHÍNOV, V. N. (círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem - Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017a [1929]. p. 143-172.
VOLÓCHINOV, Valentin. A Interação Discursiva. In: VOLOCHÍNOV, V. N. (círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem - Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017b [1929]. p. 201-226.
Copyright (c) 2023 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.