A Sala de Aula no desenvolvimento de Multiletramentos:
uma articulação entre Reggio Emilia e as Intermidialidades
Resumo
O presente estudo propõe, como objetivo principal, investigar as implicações que a configuração espacial da sala de aula tem sobre o desenvolvimento de diferentes formas de letramento dos educandos, a partir do trabalho com diversas mídias e da sala de aula como um agente educador. Para tanto, apoiamo-nos nas teorias sobre os multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2012; RIBEIRO, 2020), intermidialidades e multimodalidades (CLÜVER, 2011; ROJO, 2013; SANTOS, 2015; OLIVEIRA, 2020; MOREIRA, 2021), bem como na abordagem pedagógica de Reggio Emilia (EDWARDS et al., 2016; GANDINI, 2016; KATZ, 2016) para repensar a espacialidade escolar. Tivemos por objetivos específicos: i) compreender a importância do desenvolvimento de multiletramentos; ii) investigar a relevância do trabalho com intermidialidades e multimodalidades nas práticas pedagógicas, a fim de desenvolver diferentes letramentos; iii) visualizar a configuração espacial da sala de aula como um agente possibilitador do trabalho com diversas mídias e modalidades; e iv) elaborar uma proposta de prática pedagógica a partir dos insumos construídos pela pesquisa. Como metodologia, empregamos a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, bem como utilizamos o programa de projetos 3D SketchUp para a elaboração visual da proposta de configuração espacial construída a partir da revisão teórica. A análise e reflexões desenvolvidas apontam para as potencialidades da espacialidade da sala de aula como um agente de multiletramentos.
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