GOOGLE CLASSROOM E A FORMAÇÃO PARA DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
No âmbito educacional, existem atualmente diversas opções de software que podem desenvolver atividades para o ensino. A Tecnologia de Informação e Comunicação está impactando na interatividade e nos mecanismos que podem ser usados na educação. O uso do Google Classroom, vem agregando esse novo mundo de aplicativos educacionais. Portanto, a presente pesquisa e recorte de uma dissertação de mestrado, teve por objetivo compreender a percepção do docente em relação ao Google Classroom a partir de um curso de formação. O processo da fundamentação teórica apreciou a inserção das tecnologias no ensino, a inovação e a formação docente. O caminho para o percurso metodológico foi apoiado na pesquisa-ação. Os dados selecionados foram a partir de quatro encontros por meio de um curso de formação disponibilizado para docentes de uma instituição de ensino superior, localizada no estado do Paraná. A pesquisa se legitima por oportunizar a discussão de aspectos relevantes relacionados à utilização de recursos pedagógicos digitais, nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, interpreta-se que os resultados evidenciaram que a pesquisa contribuiu para a resolução do problema, bem como expandiu o conhecimento sobre o tema, visto que os dez docentes participantes, antes do curso de formação, exibiam dificuldade com as tecnologias. Dessa forma todo o processo de formação fez com que os docentes aprendessem e aperfeiçoassem o manuseio do aplicativo como metodologia ativa e pedagógica em sala de aula. Fica evidente a necessidade da formação continuada para os docentes, tornando essencial auxiliar os alunos na edificação do conhecimento.
Referências
ALVARENGA, C. E. A. Autoeficácia de Professores para utilizarem Tecnologias de Informática no Ensino. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP: [s.n]. 2011.
CARNEIRO, J. R. S.; LOPES, A. S. B.; NETO, E. B. C. A utilização do Google Sala de Aula na Educação Básica: uma plataforma pedagógica de apoio à Educação Contextualizada. Anais do Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 401, out. ISSN 2316-6541. 2018. Disponível em:
JÚNIOR, A. S; OLIVEIRA, C; BRAGA, E; DE LIMA, V. A. Google Suite for education: trazendo o Google Classroom como uma perspectiva para as salas de aula usando os dispositivos móveis. In: Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação. Mamanguape, Paraíba. 2017.
MORAES, M. C. Educação à distância: fundamentos e práticas. Campinas: Unicamp / Nied. 2002.
SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artmed. 1997.
SOUZA, C. J. Plataformas de aprendizagem: sentidos construídos nos cursos de formação para docentes da educação básica em relação ao uso das novas tecnologias integradas ao processo de ensino e aprendizagem. 111 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Londrina. 2016.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez. 2011.
TONON, T. C. A.; ARRIEIRA, R. L.; INADA, P. TV Multimídia no processo de ensino-aprendizagem no Estado do Paraná. UNOPAR; Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 15, n. 1, p. 39-43, jan. 2014.
TONON, T. C. A. Google Classroom in the context of aTraining Course for Higher Education Teachers. 2021. 125. Dissertation (Master's and Doctorate Methodologies for Teaching Languages and their Technologies) – Pitágoras Unopar University, Londrina. 2021.
Copyright (c) 2023 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.