O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO BRASIL E EM QUARAÍ:
MUDANÇAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente artigo, situado na área da Linguística Aplicada (LA), tem como finalidade maior discutir sobre a qualidade e o direito da Educação Básica para todos em tempos de pandemia e de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Embora o ERE tenha sido a solução encontrada para resolver os problemas da educação neste momento crítico, com o mínimo de prejuízos aos alunos, é inegável que ficam enormes lacunas, já que professores e estudantes não estavam preparados para um ensino mediado pelas ferramentas digitais em tempos pandêmicos. Nesse mesmo sentido, também é necessário destacar os desafios enfrentados pelos professores frente à falta de letramentos digitais necessária para o ensino e a aprendizagem de línguas na atualidade. O objetivo geral deste artigo é analisar o impacto que o ERE tem causado na aprendizagem dos alunos da Educação Básica no Brasil, de modo geral, e em Quaraí, Rio Grande do Sul, especificamente. O trabalho, de caráter qualitativo, se justifica tendo em vista a importância da discussão sobre a educação aliada à tecnologia e a importância dos letramentos digitais para o sucesso das práticas educativas em tempo de pandemia do COVID-19. Os resultados apontam para a importância de a prática docente acompanhar a sociedade e, portanto, os professores contarem com capacitação e formação continuada, principalmente para o uso das tecnologias.
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